Vagner A. Alberto Advogados Associados

Blog

07/05/2013

Situação dos empreendedores piora em um mês e crescem falências e pedidos de ajuda na justiça.

Pior situação ocorreu entre os empresários de médias empresas que pediram falência

A situação piorou – e bastante – em apenas um mês. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (dia 3 de maio) pela Serasa Experian, todos os indicadores que medem a saúde financeira das micro, pequenas e médias empresas pioram na comparação entre março e abril deste ano.

A pior situação ocorreu no número de falências efetivamente decretadas entre médias empresas – houve alta de 116,6% no período com o número saltando de seis para 13 falências. No caso das micro e pequenas empresas, o número de falências decretadas saltou de 47 para 54 – alta de quase 15%.

A situação entre março e abril foi ruim, também, nos pedidos de recuperação judicial. No caso das micro e pequenas empresas, a alta foi de 77,27% – de 22 para 39 casos. Nas médias empresas, a evolução do índice foi de 44,4% (18 pedidos contra 26).

Em abril, a Justiça concedeu recuperação judicial para 27 micro e pequenos empreendimentos, alta de 42,10% em relação aos 19 pedidos concedidos no mês anterior. No caso das médias corporações, a alta chegou a 90% – de 10 para 19 casos.

O porcentual de evolução das falências requeridas é mais modesto. Foram feitos 93 pedidos de micro e pequenos empresários contra 88 no mês anterior, alta de 5,68%. No caso das médias corporações, a alta foi 2,63% – de 38 para 39 casos.

O indicador da Serasa Experian é feito a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências e recuperações judiciais e extrajudiciais registradas na base de dados da empresa provenientes de fóruns, varas de falência e dos diários oficiais e da Justiça dos estados.

Fonte: “Situação dos empreendedores piora em um mês e crescem falências e pedidos de ajuda na Justiça” Extraído de Portal ESTADÃO PME. Disponível em:< http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,situacao-dos-empreendedores-piora-em-um-mes-e-crescem-falencias-e-pedidos-de-ajuda-na-justica,2946,0.htm > Acesso em: 07/05/2013